São Paulo é considerada a maior cidade do Brasil e a sexta maior do mundo, e teve o menor número de pessoas nas ruas da história no ano 2020. A cidade que antes era motivo de discursão sobre a "imobilidade urbana", por causa do seu trânsito caótico, teve o número de automóveis reduzidos drasticamente. Além disso, a Rua 25 de março, famosa por seu comércio altamente movimentado, foi obrigada a fechar as portas de todas as lojas. O que induziu a cidade a essa série de acontecimentos, não é nenhuma novidade, foi o Covid-19.
No dia 16 de março São Paulo deu início ao isolamento social obrigatório, perdendo assim um pouco da sua identidade, e tornou-se uma cidade como todas as outras, vazia e amedrontada pelo vírus que causou pânico no mundo inteiro.
O fotógrafo Alexandre Battibugli trabalhou mais de 20 anos como editor na revista Placar, onde ficou conhecido pelo trabalho na cobertura de esporte. Mas na pandemia, ele precisou se reinventar, saindo um pouco de seu alvo fotográfico. Ele fez imagens da metrópole, que mostram como ela ficou neste período que suas atividades ficaram paradas. Foram publicadas pela revista "Veja SP" em 17 de abril desse ano, acompanhadas do texto produzido pela jornalista Tatiane Assis.
No caso da fotorreportagem, o ensaio com fotos que retrata as mudanças no centro da cidade de São Paulo não fere a ética do jornalismo, já que as imagens não foram manipuladas e nem distorcem a informação que elas querem passar ao público. Além disso, as mesmas foram feitas em espaços públicos da cidade, o que não requer autorizações, e as pessoas que aparecem nas imagens não estão com seus rostos expostos.
As fotos a seguir mostram o mesmo espaço, mudança de tempos e o impacto do isolamento.
Com a pandemia os fotojornalistas e repórteres cinematográficos tiveram que se reinventar pra prevenir a disseminação do novo Corona Vírus impactando diretamente a produção de imagens. Antes os cuidados que eram apenas com a ética, enquadramento, iluminação e entre outros, tiveram que se adequar aos novos padrões de segurança que foram adotados para evitar contágios, por exemplo, o isolamento social e o uso de máscaras, além das mudanças com o cuidado de seus equipamentos e sua adequação para cada cobertura, como por exemplo, a troca de lentes que aproximam os fatos, as teleobjetivas.
As produções que antes da pandemia eram feitas pra registrar o decorrer de acontecimentos factuais tiveram mudanças ao longo dos meses, com adaptações sem perder a veracidade dos fatos.
FICHA TÉCNICA:
Produção: Lidiane Gomes e Marcela Andrade
Fotos: Alexandre Battibugli
Revisão: Lidiane Gomes
Monitoria: Josineide Barbosa
Supervisão: Rostand Melo
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