Natural de Campina Grande (PB), Stenio Birth fez da cozinha local, palco principal para criação. Filho de pai mecânico e mãe diarista, encontrou na falta de recursos um modo de revolucionar a gastronomia nordestina e foi na infância que o paraibano desenvolveu seu interesse pela culinária.
SOLO
Ainda jovem, aos 15 anos, Stenio Nascimento Silva se colocou no papel de incrementar o almoço deixado pela mãe antes de ir trabalhar. Contando apenas com o básico: arroz e feijão, o atual chef fez do momento de instabilidade, ferramenta de crescimento.
Com o auxílio de receitas francesas encontradas em folhetos e revistas, o jovem começou a inovar na cozinha “ia lá nas últimas folhas e via aquelas receitas italianas, francesas e a gente não tinha condição. O que a gente já tinha eram os insumos simples arroz, feijão e ovo, como é que você vai fazer uma receita clássica?”. Mas foi utilizando salsicha, ovo, kitut e miúdos de boi, que ele fez da cozinha de casa o seu primeiro grande ato gastronômico, sem imaginar o que o futuro lhe reservava.
SEMENTE
Após ser convocado para o primeiro reality culinário do GNT (Globosat News Television), Cook Island - Ilha do Sabor -, Stenio Birth – nome que adotou como figura pública -, viu-se em um mundo de possibilidades. E foi em um dos canais da Rede Globo de Televisão, que mostrou versatilidade e capacidade criativa através de seu bordão: “se me dá um limão, eu faço um prato de entrada, um prato principal e uma sobremesa”.
O gastrônomo utiliza-se do chapéu de couro para fazer-se propagador da cultura nordestina, ao mesmo tempo que procura reafirmar suas raízes. Mostrando que as comidas já salgadas e panelas queimadas, na infância, foram apenas um passo para o seu processo de evolução. "Um caminho trilhado para além do último nordestino presente, consagrar-se finalista.”
RAIZ
Birth faz de suas origens material criativo. O criador de receitas, tem a intenção de propagar a culinária nordestina para demais regiões do país, para além do tradicional. Sua ideia é mostrar um ingrediente em sua importância como matéria-prima, mas ressaltando que há muito mais a oferecer além da noção de prato típico.
O chef, eleva o seu padrão culinário a alta gastronomia e afirma que não se trata, por exemplo, de apenas comer um simples cuscuz com manteiga, mas entender e saber fazer uso das potencialidades de cada produto. A riqueza cultural e gastronômica nordestina tem muito mais a oferecer.
“Antigamente a nossa gastronomia era voltada só a milho. Hoje a gente mostra que tem como vender o nosso cuscuz, a nossa carne de sol, a nossa macaxeira, tudo diferente. Não só a raiz, mas um bom purê. Não é só comer cuscuz com manteiga.”
INSUMO
Hoje, Stenio se faz chef, pessoa pública, criador de receitas e consultor gastronômico. Stenio Nascimento Silva compõe a essência de Stenio Birth, que aparece, se comunica, interage, cativa. A pessoa e o artista construíram uma identidade visual baseada na cultura não estereotipada.
Com compromisso e comprometimento para aqueles que o contratam e acompanham, a pessoa e o artista se veem na condição de ser assessor do seu próprio produto, e entregar algo verdadeiro.
“Você vira um produto, você tem que ser assessorado por si mesmo. É satisfatório, mas ao mesmo tempo é complicado porque você tem que ter o comprometimento em mostrar um bom resultado diante ao público, diante do seu cliente.”
Ciente de onde se fez florescer, aguarda pelo futuro sem muitas expectativas de coisas a serem almejadas, mas ansioso para o que lhe é reservado.
Confira mais fotos no slideshow:
FICHA TÉCNICA:
Redação e edição de texto: Ana Luz
Fotografia: Ana Luz, Emilly Oliveira, Paloma Jeniffer e Yohana Stefany
Edição de imagem: Yohana Stefany
Monitoria: Isabella Silva e Vitória
Supervisão Editorial: Ada Guedes e Rostand Melo
Show Chef Stenio Birth. Sucesso na carreira, levando as Raízes Nordestinas ao mundo. Parabéns.