top of page

Conexão Mundo: Jovens da Paraíba levam o estado ao mundo

  • Foto do escritor: MILENA ALVES FIRMINO
    MILENA ALVES FIRMINO
  • 24 de nov. de 2024
  • 5 min de leitura

Foto: Milena Alves
Foto: Milena Alves

Você já ouviu falar no Conexão Mundo? Trata-se de um projeto social do Governo do Estado da Paraíba, que tem ganhado destaque na Paraíba por sua capacidade de ampliar as oportunidades de educação, cultura e empreendedorismo para jovens paraibanos. A iniciativa visa conectar esses jovens ao mercado de trabalho e proporcionar experiências que possam transformar suas realidades.

 

Além disso, o programa busca proporcionar formação e capacitação em diversas áreas, como tecnologia, arte, negócios e sustentabilidade. Mas o carro-chefe do projeto é a viabilização de intercâmbios internacionais, criando pontes entre os participantes e culturas diferentes. Com a oferta de 400 vagas, o projeto seleciona jovens para cursos de idiomas, formações profissionais e ensino médio internacional, com destinos como Reino Unido, Espanha, Chile e China.


Ao todo, 204 estudantes foram selecionados para intercâmbios em inglês ou mandarim, e 170 em espanhol. Mais do que ampliar o conhecimento acadêmico e profissional dos participantes, o programa visa também fortalecer a autoestima dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades de origem e criando uma rede de apoio e troca de experiências que reverbera mudanças duradouras.


Impacto nas Comunidades

 

Um dos coordenadores do programa, Valdeir Silva, destaca a importância do Conexão Mundo para os jovens que, muitas vezes, vivem em cidades pequenas e enfrentam desafios financeiros. Para ele, o programa vai além da formação individual, contribuindo para o crescimento do estado.

 

"O investimento do governo muda vidas, especialmente para aqueles que moram fora dos grandes centros. Ao viver novas culturas e aprender outros idiomas, os jovens ganham maturidade e uma visão mais ampla do futuro. O programa tira os jovens do anonimato e os projeta para o mundo. Ao retornar, eles trazem consigo uma bagagem cultural e acadêmica que contribui para o crescimento do estado", afirma Valdeir


Foto: Rede Social / Conexão Mundo
Foto: Rede Social / Conexão Mundo

Histórias de Transformação

 

O impacto do Conexão Mundo pode ser observado nas histórias de jovens como Vanessa Melo, Vitória Maria Cavalcante e Gabriella de Oliveira, cujas experiências internacionais não só mudaram suas vidas, mas também ampliaram suas percepções sobre o Brasil e o mundo.



A Descoberta de um Novo Mundo

 

Natural de São Vicente do Seridó, Vanessa, que tem 19 anos, teve uma experiência inesquecível durante seu intercâmbio de um mês em Salamanca, na Espanha. Para ela, o programa foi uma oportunidade única, especialmente para aqueles que, como ela, vivem em cidades pequenas. "Era um sonho que eu nunca imaginei que ia conseguir conquistar", diz Vanessa, que destacou a importância do programa.


A jovem também afirma que o projeto oferece mais do que apenas uma viagem ao exterior; é uma chance de crescimento pessoal e acadêmico, além de proporcionar uma visão mais ampla do mundo. Após a experiência internacional, ela passou a valorizar ainda mais o Brasil. Apesar de ter se apaixonado pela experiência de viver na Europa, a estudante reflete sobre o valor de sua própria cultura. "Eu gosto muito do Brasil. Depois que fui para lá, fiquei com essa visão, que eu amo o meu país e dou muito mais valor para o Brasil do que eu dava antigamente"

Foto: Rede Social
Foto: Rede Social

Superando Desafios na Inglaterra

 

Vitória, natural de Itabaiana, também viveu uma experiência marcante. Ela passou três meses na Inglaterra, dividindo o tempo entre Chester e Cambridge. Para ela, ser selecionada para o Conexão Mundo foi a realização de um sonho de infância. "Foi uma sensação gostosa saber que eu tinha conseguido", conta Vitória que precisou de apoio psicológico no início do programa pois enfrentou desafios como a saudade de casa e a adaptação à alimentação e hábitos locais.

 

A comida foi uma das maiores diferenças culturais que Vitória percebeu. Ela sentiu falta do arroz e feijão típicos da culinária brasileira, e teve dificuldades com a alimentação apimentada de sua segunda família muçulmana. "Foi difícil no começo, mas depois tudo ficou mais tranquilo", lembra Vitória. "No primeiro mês, eu chorei muito. O medo de errar, a solidão, e a saudade da minha gata me afetaram bastante."

 

Com o tempo, ela conseguiu se adaptar e agora se sente mais segura e madura, com uma visão mais ampla do mundo.



Crescimento Pessoal e Profissional na Inglaterra

 

Já o intercâmbio de Gabriella, 19, teve duração de três meses em Coventry, na Inglaterra. Com o apoio do programa Conexão Mundo, a estudante natural de São Paulo, atualmente morando em Campina Grande, enfrentou o receio de sua mãe, que se sentia insegura com a ideia de ter a filha tão longe.

 

"Tinha o problema de algumas pessoas da família dizendo 'como você tem coragem de mandá-la para fora?' ou 'se acontecer algo, você não vai poder fazer nada'. Isso fez minha mãe ficar um pouco insegura, mas ela sabia que era meu sonho, então não teve como impedir", contou Gabriella.

 

Durante o intercâmbio, Gabriella fez novas amizades, mas também enfrentou episódios de preconceito, como quando um grupo fez gestos e gritou palavras racistas em um boliche. "Depois disso, a comunidade foi ainda mais acolhedora. Passamos a conversar com psicólogos, para ter certeza de que aquele episódio não iria afetar nossa experiência", explicou.

 

O retorno ao Brasil foi um misto de emoções. Ela sentia saudades, especialmente do seu cachorro, mas também percebeu o quanto a experiência foi fundamental para seu crescimento pessoal e profissional.

 

"Quando você está fora de casa, sem a proteção dos pais, tem que aprender a resolver tudo sozinha. Isso me fez crescer muito", disse Gabriella, que agora decidiu cursar inglês, após se apaixonar pela língua durante o intercâmbio.



A Importância da Convivência Intercultural

 

A convivência intercultural é uma das partes mais enriquecedoras do programa, tanto para os participantes quanto para os anfitriões. Terry, um anfitrião no Reino Unido, recebe jovens intercambistas há 17 anos e compartilha sua visão sobre o impacto dessas experiências.

 

Foto: Rede Social
Foto: Rede Social

"No começo, não sabemos nada sobre eles, então tentamos conhecê-los nas primeiras noites. E com o tempo, a relação vai se tornando mais forte", comenta. "Apesar das diferenças culturais, todos que passaram pela minha casa adoraram a experiência. Momentos simples, como cozinhar juntos ou jogar cartas, criam laços duradouros e uma troca cultural genuína."

 

O Futuro do Conexão Mundo



O Conexão Mundo vai além de uma simples porta de entrada para um futuro mais rico e plural em termos culturais e de vivência. Ele é uma ferramenta de autoconhecimento e de valorização da cultura local. Ao proporcionar aos jovens a chance de explorar o mundo, o programa está, simultaneamente, fortalecendo sua conexão com a Paraíba e suas origens, criando um ciclo de crescimento e desenvolvimento que beneficia toda a sociedade.

 

Valdeir Silva ressalta que o programa representa mais do que uma oportunidade para os jovens; é um investimento no futuro do estado da Paraíba e na formação de cidadãos mais preparados para os desafios globais, com respeito e amor por suas raízes.

 

"O Conexão Mundo é uma aposta no futuro dos nossos jovens e do estado, pois, ao proporcionar uma visão global, ele fortalece a identidade local e cria um ambiente propício para o crescimento e a transformação das comunidades."


Equipe da reportagem com as entrevistadas
Foto: Rostand Melo


 

EXPEDIENTE:

Revisão: Allef Batista

Supervisão editorial: Rostand Melo e Ada Guedes 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page